Crítica da Animação Imersão Temporal

Bom dia! 

Pertenço ao grupo 4 e o trabalho que irei analisar é de autoria da Barbara Zico.

Stop Motion da Barbara


O stop motion dela é composto por duas imagens de luz e sombra (uma das sombras verticalizadas e outra do papel amassado) que se intercalam e multiplicam, assim como têm sua cor manipulada para o vermelho algumas vezes. O som de fundo é composto de uma música sinistra (aos meus olhos, ou ouvidos no caso) com sinos de igreja como elemento principal e de uma série de sons de tiro de arma de fogo.

As sensações impressas em mim foram: surpresa no aparecimento da moldura vermelha pela primeira vez, também devido ao som de tiro alto que inaugura sua participação nesse mesmo frame; medo e vontade de fugir causados pelos vários sons de tiro, que costumam ser relacionados ao perigo; apreensão, pelo motivo anterior e pela inesperada aparição de fundos vermelhos, assim como a inversão da imagem verticalmente, o que nos tira um pouco da sensação de segurança que uma imagem mais estática tende a trazer; e violência, novamente devido aos tiros e cor vermelha, relacionados a situações de perigo ou intensas no geral.

Vários recursos foram empregados no stop motion para trazer sensações ao espectador, como listarei em seguida:
  • Programáticos: o quadro vermelho emoldurado pelo fundo branco só aparece uma vez e de repente, o que conduziu à minha sensação de surpresa e apreensão, mas ele não está lá para dar finalidade a algo que apareceu anteriormente nem é causa de algo futuro, portanto parece estar ao acaso na composição. Mesmo assim, não deixa de ter seu impacto e ser importante na produção artística. Outro recurso programático são as inversões verticais da imagem, pois, como no caso anterior, contribuem às sensações transmitidas pelo stop motion, mas não são causa ou finalidade na narrativa da obra. 
  • Causalísticos: o fundo vermelho que aparece nos frames finais é amplamente baseado nos anteriores e contribui para a ideia de violência. Dessa forma, reitera temáticas já apresentadas e lhes confere uma causa: aqueles apareceram porque esse seria o final dramático sustentado pela narrativa visual. Outro recurso causalístico que aparece no stop motion também possui aspectos finalísticos, mas disso falarei no próximo tópico. O recurso em questão são os sinos da música que aparece no início e termina antes do fim do vídeo. O som mais baixo dos sinos contrasta com os tiros e ajuda a construir um ambiente de desconforto e apreensão, logo, pavimenta uma situação prévia que se mantém constante pela maioria do vídeo, mas acaba desaparecendo antes dele terminar, o que gera como consequência uma sensação de "tiraram o tapete de baixo dos meus pés", desorientando o espectador.
  • Finalísticos: os sinos são um dos vários recursos finalísticos que aparecem na composição com a finalidade de somar à dramaticidade do fim do vídeo, pois, ao sumirem, destacam o som dos tiros sobre o fundo com manchas vermelhas e o deixa mais marcado. Outros desses vários recursos (inclusive já citados em tópicos anteriores) são a escolha da cor vermelha para o fundo e o ritmo dos tiros.

Atenciosamente, 
Karolina.

Comentários

Postagens mais visitadas