Sapucaí, Hertzberger e Problematização
Bom dia,
Para entender melhor como funcionam as relações na rua Sapucaí foram trabalhados vários conceitos como forma, público-privado, flexibilidade e polivalência, entre outros, como descritos no livro "Lições da Arquitetura" por Herman Hertzberger.
Forma
A mesma forma pode assumir aparências diferentes sob circunstâncias novas, sem que a estrutura mude de modo essencial. Há formas que não só permitem várias interpretações como ainda suscitam efetivamente essas interpretações quando as circunstâncias mudam. Sob nossa interpretação, as estruturas ilustradas abaixo (arcos do Viaduto Santa Teresa) se encaixam nesse contexto quando recebem a intervenção do CURA (Circuito Urbano de Arte).
Urdidura e Trama
Os espaços polivalentes, segundo Hertzberger, são os espaços que podem ter diversos usos sem que a arquitetura mude. São espaços com mínima flexibilidade e com a solução encontrada dada como ótima, tendo uma capacidade de se adaptar à diversidade e à mudança, conservando sua identidade. Na rua Sapucaí conseguimos ver pedestres, estacionamento, automóveis e uma área destinada às mesas do restaurante dividindo a mesma espacialidade.
"Setorização" da rua Sapucaí de acordo com seus usos, elaboração por Barbara Zico
Forma Convidativa
"Este conceito de capacidade de demarcação ou ‘qualidade de lugar’ diz respeito à capacidade variável de um espaço de ser convidativo para grupos maiores ou menores, dependendo de suas proporções e de sua forma". Tal teoria aplica-se bastante à escadaria que dá acesso à Estação Central, onde a implementação de gravites e pinturas ampliou a sensação de segurança no local e tornou-a mais convidativa.
Gradações de Demarcações Territoriais
"Ao marcar as gradações de acesso público às diferentes áreas e partes de um edifício em uma planta, obtemos uma espécie de mapa mostrando a 'diferenciação territorial'. Esse mapa mostrará claramente que aspectos de acesso existem na arquitetura, quais são as demarcações de áreas específicas e a quem se destinam, e que espécie de divisão de responsabilidades pode ser esperada no que diz respeito aos cuidados e à manutenção dos diferentes espaços, de modo que essas forças possam ser intensificada (ou atenuadas) na elaboração posterior da planta". Percebe-se a aplicação desse conceito na seção de bares da rua Sapucaí, onde a área de serviço aos clientes é separada por grades baixas do resto da rua.
Público e Privado
"Pública é uma área acessível a todos a qualquer momento; a responsabilidade por sua manutenção é assumida coletivamente. Privada é uma área cujo acesso é determinado por um pequeno grupo ou por uma pessoa, que tem a responsabilidade de mantê-la". "É sempre uma questão de pessoas e grupos em inter-relação e compromisso mútuo, ou seja, é sempre uma questão de coletividade e indivíduo, um em face do outro."
"Se, porém, o individualismo compreende apenas parte da humanidade, o coletivismo só compreende a humanidade como parte (...) O individualismo vê a humanidade apenas na relação consigo mesmo, mas o coletivismo não vê o homem de maneira nenhuma, vê apenas a 'sociedade'."
Diante desse conceito, destacou-se o mirante da rua Sapucaí. Os espaços privados dos prédios nos mirantes cedem um pouco da sua privacidade ao serem vista de um mirante, aspecto ampliado quando possuem alguma obra do CURA. Outro destaque é a já ilustrada relação entre os bares e a rua pública, que embora seja dividida por grades, ainda é bastante próxima e integrada.
Funcionalidade
Tratando de funcionalidade, Hertzberger retrata que um projeto de arquitetura deve atender da melhor forma o que lhe foi proposto, mas não que toda arquitetura funcionalista fosse totalmente eficaz, mas sim aproximar-se da eficiência. Um exemplo é a luneta monóculo presente na rua, cuja funcionalidade é a de propor um olhar mais focado na observação do mirante.
Irregularidades e Flexibilidade
"Irregularidades", tais como diferenças de nível, ocorrem em toda a parte, e, em vez de nos esforçarmos em minimizá-las, deveríamos, ao contrário, nos concentrarmos em articulá-las tão conscientemente que possam ser exploradas ao máximo. Parapeitos, balaustradas, pilares e canaletas são formas de articulação e representam maiores possibilidades de conexão. Podem ser usadas como elementos primitivos daquilo que poderíamos chamar a gramática básica da arquitetura. E ao que aparecerem, como de fato aparecem, em formas e tamanhos diferentes constituem um estímulo constante para o uso na vida cotidiana.
A mureta da Rua Sapucaí subverte seu uso original de guarda corpo, transformando-se em banco principalmente durante o período boêmio da localidade, assim como a parte inferior do Viaduto Santa Tereza (local onde normalmente jovens utilizam como assento).
Flexibilidade significa - já que não há uma solução única que seja preferível a todas as outras - a negação absoluta de um ponto de vista fixo, definido. O plano flexível tem seu ponto de partida na certeza de que a solução correta não existe, já que o problema que requer solução está num estado permanentemente de fluxo, isto é, é sempre temporário.
------------------------------------------------------------------------------------
PROBLEMATIZAÇÃO
Diante desse estudo, o grupo elaborou um diagrama para ilustrar conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa e através de experiências sobre a rua Sapucaí. Nele, nota-se especialmente que o barulho e o tráfego de pessoas são mais intensos na metade esquerda da rua (ou metade sul, seguindo a rosa dos ventos).
Tivemos dificuldade de problematizar a rua, pois ela parece já ser um local bastante interativo e que comunica o público e o privado. Mesmo assim, conseguimos apontar espaços e elementos espaciais que teriam potencial para alguma intervenção. O primeiro é a entrada da rua pelo Viaduto Santa Teresa, caracterizada por ser pouco frequentada e pouco atrativa visualmente. O segundo é o suporte da luneta monóculo, que infelizmente é roubada com frequência, deixando o suporte inutilizado e uma possível interface de intervenção.
Entrada da rua pelo viaduto
Atenciosamente,
Karolina.
Comentários
Postar um comentário